SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Workshop reúne setor público, privado e acadêmico para debater práticas de desenvolvimento econômico sustentável na mineração.

 

Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o workshop foi realizado no Salão de Eventos da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), na sexta-feira (14) de março.

O encontro reuniu mais de 300 participantes, incluindo representantes de empresas mineradoras que operam no Pará, pesquisadores, consultores, cooperativas, agentes financeiros, fornecedores de materiais para o setor mineral e estudantes.

A iniciativa contou com a parceria da FIEPA, do Centro das Indústrias do Pará (CIP), do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram-PA).

Em comemoração ao Dia Estadual da Mineração, o evento teve como foco principal o debate sobre ações de sustentabilidade aplicadas ao setor mineral, com ênfase no desenvolvimento econômico sustentável.

A OZ Minerals apresentou o projeto Terra Fértil, que visa melhorar as condições socioeconômicas de pequenos e médios produtores da região de Água Azul do Norte, onde está localizada a mina subterrânea de cobre Pedra Branca. A área abrangida pelo projeto é de 66, quilômetros quadrados, impactando mais de 80 propriedades.

A diretora de relações institucionais Norte e Nordeste da Vale, Ana Carolina Alves, destacou durante sua apresentação que a mineradora ocupa 3% da Floresta Nacional do Mosaico de Carajás e protege toda a área ao redor. “Investimos em recuperação ambiental, com projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, gestão de resíduos e monitoramento ambiental. Além disso, estamos implementando um projeto de reflorestamento de 500 mil hectares”, afirmou a diretora.

A Cooperativa dos Garimpeiros do Cuiu-Cuiu, do município de Itaituba, também participou do debate, representada pelo seu presidente João Francisco Vieira, que enfatizou a urgência de discutir a questão para garantir uma segurança jurídica. “Daqui pode sair uma proposta importante, sobre especialmente a questão da segurança jurídica com os empreendimentos do Tapajós, principalmente naquela região do cuiu cuiu. Com o conhecimento ambiental do estado do Pará, que é um dos mais avançados do Brasil, é possível facilitar o processo. É fundamental fazer essa troca de conhecimentos entre o setor produtivo do estado do Pará e o resto do Brasil”, destacou João Francisco.

Encerramento.

O secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, e a diretora da FIEPA, Priscilla Vieira, agradeceram a participação de todos e anunciaram a realização do II Workshop de Mineração: Caminhos para a Sustentabilidade, previsto para 2026, no mesmo dia em que se celebra o Dia da Mineração no Estado do Pará.

“O Governo do Estado, por meio da Sedeme, trabalha na consolidação de parcerias voltadas para a implementação de projetos de desenvolvimento sustentável. O evento foi um sucesso e, certamente, estaremos reunidos novamente para debater práticas sustentáveis na mineração em território paraense”, declarou Ledo.

 

Aldirene Gama

16 de março de 2025 às 20h34

 

Veja Também