SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme recebe representantes do Conselho Estadual de Cooperativismo

O Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) se reuniu na quinta-feira (30/08), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), para tratar de assuntos, como segurança, infraestrutura, saúde e outros. O conselho é formado por 10 instituições entre representantes do Poder Legislativo, órgãos públicos e entidades representativas do setor e diversos ramos do cooperativismo, governamentais e entidades de classe. O Cecoop tem como objetivo coordenar políticas de apoio para o desenvolvimento do cooperativismo no estado.

Os membros do conselho foram recepcionados pelo secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, que presidiu a reunião. Durante o encontro, Ledo reforçou a importância da reunião para traçar estratégias e promover a implementação de ações e projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. “Nesse primeiro momento ouvimos todos os representantes das secretarias que compõem o Cecoop. Vale destacar que a próxima assembleia será realizada com os novos membros, considerando que já estamos no prazo de renovação. Do conselho para o biênio 2023 a 2025. Cada entidade indicará um representante titular e respectivo suplente, podendo ser reconduzido uma única vez”.

A participação no Conselho será considerada função pública relevante para o Estado do Pará. Os membros do Conselho não receberão jetons ou qualquer tipo de remuneração.

De acordo com o capítulo 4º da Lei Estadual do Cooperativismo, fica instituído o Cecoop, órgão deliberativo e normativo, ao qual compete coordenar as políticas de apoio ao segmento; acompanhar a elaboração da proposta orçamentária do Estado para o Cooperativismo; promover estudos visando à criação e à regulamentação do Fundo Estadual de Cooperativismo (Funcoop); elaborar o seu próprio regimento interno; celebrar convênios com organismos.

Veja Também