SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme promove curso de boas práticas para manipulação de alimentos na UsiPaz Cabanagem

Na tarde desta terça-feira (19), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) promoveu um curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, no âmbito do programa Territórios pela Paz (TerPaz), em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). O objetivo da capacitação, realizada na Usina da Paz da Cabanagem, é oportunizar aos participantes uma nova fonte de renda, com a prestação de serviços na área de alimentação. Ao final da capacitação, os participantes receberam o certificado.

Vinte e cinco pessoas participaram da oficina, das quais 11 já trabalham com a venda de alimentos, incluindo profissionais de restaurantes, lanchonetes, fornecedores de refeições e autônomos que trabalham com a venda de alimentos.

O Secretário de Estado da Sedeme, Paulo Bengtson, enfatizou que os cursos promovidos pela Sedeme, no âmbito do programa Territórios pela Paz (TerPaz), contribuem para o desenvolvimento econômico e social nas regiões, gerando renda e estimulando o empreendedorismo com base no conhecimento disseminado nas turmas formadas nas Usinas. Isso, além de melhorar a qualidade de vida da população.

"As Usinas da Paz seguem cumprindo o papel de garantir espaços de aprendizado e capacitação para que a população empreendedora possa oferecer melhores serviço e produtos, fortalecendo o empreendedorismo e garantindo saúde", ressaltou o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando.

Marlhynne Medeiros

No conteúdo programático, com carga horária de 4 horas, foram abordados temas como boas práticas de manipulação de alimentos, higiene do ambiente de trabalho e pessoal, cuidados com a água, matérias-primas e ingredientes utilizados no preparo de alimentos, procedimentos de limpeza e descarte adequado do lixo, além da apresentação do manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados. Esses temas foram ministrados pela professora do curso de gastronomia da Universidade da Amazônia-Unama e também coordenadora de mercado da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Luciana Ferreira.

A professora explicou que o curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos é uma exigência da vigilância sanitária para todos os funcionários de estabelecimentos que transportam, manipulam, preparam, armazenam e expõem produtos alimentícios em bares, restaurantes, cantinas e outros. Ela também destacou que a capacitação dos funcionários que lidam diretamente com produtos alimentícios é uma exigência para obter o alvará de funcionamento junto à Vigilância Sanitária.

“Durante o curso, expliquei para os participantes sobre a importância dos cuidados, tanto com a higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos alimentos e utensílios, além do controle da temperatura correta de armazenamento e outros. São cuidados que certamente evitam fontes de contaminação dos alimentos”, disse Luciana Ferreira.

"Oportunidade para trabalhar na área que tanto gosto." Foi assim que Priscila Jardim Martins definiu sua participação no curso. "Eu queria muito trabalhar como merendeira, mas não pude me inscrever para concorrer a uma vaga, pois um dos requisitos para exercer a atividade era exatamente a capacitação no curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. Como não tinha essa capacitação, tive que me inscrever para uma vaga de serviços gerais. Fui aprovada, mas não é a atividade que eu queria exercer. Agora, com a conclusão da capacitação, irei me inscrever para uma vaga de merendeira".

Priscila Jardim Martins

Marlhynne Medeiros, que também concluiu a capacitação e já trabalha com a venda de refeições, destacou a relevância do curso para aprimorar a qualidade no manuseio dos alimentos que comercializa. “Eu achei extremamente importante. Já havia coisas que eu sabia, mas existiam outras que eu jamais imaginava. Isso gerou um impacto em mim, fazendo-me aprofundar nas técnicas de manuseio que aprendi nesta oficina. A partir de agora, posso corrigir alguns erros que vinha cometendo. Tudo que aprendi aqui foi muito inovador e certamente vou aplicar no trabalho, e também levarei para dentro de casa para meu consumo pessoal”, disse a vendedora.

A Sedeme é um potencial parceiro que tem estado conosco desde o início, sempre proporcionando capacitações importantíssimas, que certamente têm contribuído para o aperfeiçoamento e a melhoria na qualidade dos serviços prestados por muitas pessoas que concluíram um dos cursos oferecidos pela instituição. Hoje, estamos concluindo mais uma capacitação. Entre os participantes, temos vendedores de chopp, fornecedores de alimentos, merendeiras e autônomos que trabalham com a venda de lanches, todos muito interessados na conclusão de mais um excelente curso”, disse a coordenadora geral do complexo Cabanagem, Ivanilda   Vieira.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

19/03/2024 19h08

Veja Também