SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme conclui curso de Artesanato em Juta e Malva na UsiPaz do Benguí

Na tarde desta sexta-feira (15), dezenove moradoras do entorno da Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no bairro do Benguí, em Belém, concluíram a oficina de Artesanato em Malva e Juta - modalidade: bolsas pequenas e peças artesanais, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

A atividade integra o cronograma de cursos ofertados pela Sedeme, no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, com a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). O objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, incentivando o empreendedorismo e a geração de renda a partir do conhecimento adquirido a partir das oficinas. Ao final do curso, com carga horária de 32 horas, os alunos receberam certificado de conclusão. 

O curso foi ministrado pela técnica em artesanato da CTC, Rosilene dos Santos, que o qualificou como um fator de incentivo profissional. Ela explicou que, durante as aulas, os participantes têm a oportunidade de aprender as técnicas corretas de manuseio da fibra natural, como o uso de ferramentas para o corte, costura, colagem, customização, bordado e outros. “A turma teve um bom desempenho, com 100% de aproveitamento em todos os processos de criação das peças artesanais”, disse Rosilene.

“Foi uma experiência única! E a expectativa é enorme para iniciar a produção de artesanato com a matéria-prima juta e malva. É a primeira vez que trabalho com esse material, e aprender novas técnicas nos auxilia a contribuir com uma renda extra para a família”, relata Antônia de Fátima, que já participou de seis oficinas na Usipaz.

O artesão Menarenberg Cavalcante, participante da oficina, compartilhou que foi por meio dos cursos de capacitação oferecidos pelo Governo do Estado, na UsiPaz do Benguí, que deu início à produção e venda de artesanatos. “Já participei de vários cursos na Usina e, há cerca de um ano, trabalho com artesanato, sempre estou buscando atualização para a criação de novas peças e, assim, oferecer produtos diferenciados”, disse o artesão.

Márcio Alfredo, coordenador do TerPaz na Sedeme, ressaltou que a oferta de cursos, como o de artesanato em juta e malva, é uma forma do Governo do Estado promover o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades. Essa iniciativa visa oferecer capacitação em diversas áreas, por meio de ações como essa, além de parcerias com a Companhia Têxtil de Castanhal. “Nosso principal objetivo é aperfeiçoar a aptidão de pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, tendo o artesanato como uma fonte de emprego e renda”, explicou o coordenador.

Fibra natural - A juta e a malva são fibras naturais utilizadas pela CTC na confecção de sacarias para armazenamento de grãos como café, arroz e outros; fios para bordados artesanais; tecidos para moda e decoração, e outras atividades artesanais desenvolvidas.

Sobre a CTC - A Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), com sede no nordeste paraense, é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Sedeme. A empresa possui filiais no Amazonas e São Paulo, e é a maior fabricante de produtos de juta e malva do ocidente e líder de mercado no Brasil há mais de 50 anos. 

 

Por Aldirene Gama (SEDEME)

 

Veja Também