SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » São José Liberto recebe 'Toró', exposição de jóias e acessórios inspirada na chuva de Belém

“Toró” foi o termo escolhido para intitular a coleção de jóias e acessórios sobre a temática do clima em Belém, uma das maiores cidades da região Norte, celebrizada pela cultura e pelos pratos exóticos, pelo povo acolhedor e pela fé expressiva manifestada no Círio de Nazaré. A exposição remete, portanto, a uma das características mais marcantes no clima da cidade, a chuva forte incoroporada ao cotidiano local, como símbolo de pujança e fartura. 

A designer paraense Altairley Mendonça participa do programa Polo Joalheiro do Pará e comercializa jóias e acessórios de moda. Graduada pela Universidade do Estado do Pará e pós-graduada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), a autora de jóis expressa em suas vivências criativas a cultura material e imaterial amazônica e em sua primeira exposição solo elegeu um recorte da relação do povo amazônico com a natureza, destacando as convivências com as questões climáticas.

Com o objetivo de abordar essa relação dos paraenses com a chuva, a designer se inspirou para desenvolver uma coleção com peças que retratam diferentes memórias afetivas relacionadas à chuva na cidade. No Pará, a chuva inspira poemas, músicas, textos e já faz parte do dialeto, ganhando até apelido, quando se escuta “lá vem o toró” se espera que ela venha com força, e todos já se preparam para a sua chegada. 

“Cada paraense tem algum momento ou uma história com a chuva, seja na infância brincando na rua, momento inusitado de volta ao trabalho, uma dona de casa tirando roupa do varal. Com esse tema se pretende desmistificar os aspectos negativos da chuva e despertar boas memórias." explica a designer. 

CLIMA E CULTURA

A coleção apresenta 38 jóias e 6 acessórios com representações simbólicas do fenômeno da chuva, sombrinhas, nuvens, as cores do céu antes e pós-chuva por meio de pequenos objetos em pingentes, brincos, colares, anéis e bolsas. Uma rara oportunidade de contemplar a importância da criatividade para gerar uma reflexão também sobre as questões climáticas e sua relação com a cultura na Amazônia. 

O projeto é uma coleção de jóias e acessórios inspirada nas chuvas de Belém e a exposição é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (SEDEME), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) e será apresentada no Espaço São José Liberto, aberta ao público a partir de 15 de julho. 

SERVIÇO   

Exposição “Toró" - Jóias e Acessórios de Moda by Alteirley Mendonça 

Período: De 15 a 31 de julho de 2021

Local: Espaço São José Liberto - Salão de Exposição

Horário: Terça-feira a Sábado das 10h às 18h / Domingo e Feriados: das 10h às 14h

Texto de Igor Fonseca (Ascom/Sedeme)

Fotos: Divulgação Polo Joalheiro / Morena Brasil

Veja Também