Início » Noticias » Parceria entre Sedeme e Seap promove desfile de custodiadas da Coostafe e momentos de emoção

Seria mais um desfile das custodiadas do Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua que integram a Coostafe - Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora, mas a programação surpresa promovida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), alusiva ao Dia das Mães, trouxe muita emoção e alegria para as 25 internas e seus familiares que estiveram no Espaço São José Liberto.

A Sedeme promoveu durante a última sexta-feira e neste sábado (13), um evento voltado ao Dia das Mães, realizado no Espaço São José Liberto. Empreendedores locais puderam promover a exposição de acessórios de moda, artesanatos, plantas, produtos regionais, chocolate, joias de designers do Programa Polo Joalheiro.

Considerando o perfil da programação, a Coostafe foi convidada a participar apresentando o desfile de sua coleção de Verão, “Salve Mãe Natureza”, criação da designer de moda, servidora da Seap e tutora da cooperativa, Renata Carvalho. A realização do evento é do Governo do Pará, por meio da Sedeme, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA).

Gerson Santos, assessor de projetos da Seap, contou que a diretoria da Sedeme conheceu o trabalho da Coostafe durante a 3ª Feira de Negócios do Cooperativismo. A secretaria estava com um estande no evento por ter o Sistema OCB/PA como parceiro. Ao verem o desfile, imediatamente fizeram um convite. Após a Sedeme assumir a gestão do Espaço São José Liberto, o convite foi oficializado.

Gerson explica que a Sedeme achou interessante ter a cooperativa fazendo essa demonstração de boas práticas promovidas pela Seap. Ele acrescenta que a Coostafe terá um estande permanente no São José Liberto. Na verdade, diz ele, serão três espaços destinados à Cooperativa, outro espaço para os produtos criados nas oficinas promovidas nas unidades prisionais e um terceiro, que seria no empório do sistema Sebrae estará também fixo no local.

Poliana Gualberto, servidora da Sedeme, afirmou que a Coostafe passa a ter um espaço permanente no local. Ela destacou que planejamento é trazer outras instituições e secretarias parceiras, com o objetivo da inclusão produtiva é e de estimular o empreendedorismo local.

“Nesse sentido, essa parceria com a Seap, de trazer as mulheres ainda restritas de liberdade, dá oportunidade como vitrine e ao mesmo tempo estimula novos caminhos. E a inclusão produtiva é uma parceria que já no primeiro evento que nós tivemos foi muito bem-sucedido, e é um o início de muitos que ocorreram aqui”, declarou Poliana.

Para a apresentação da Coostafe, 25 internas participantes do projeto foram selecionadas para desfilarem com as peças da nova coleção. Tudo corria com tranquilidade e sob aplausos do público presente, mas a surpresa para algumas das “modelos” estava em meio à plateia, os seus familiares foram convidados e puderam acompanhar o desfile e interagir momentaneamente com elas.

Emoção - O momento mais emocionante do desfile ocorreu quando as filhas da custodiada Débora Biano Martins, de 27 anos, de 8 e 4 anos, respectivamente, aproveitaram a passagem da mãe e a abraçaram, entregando um buquê de flores a ela. As lágrimas de Débora e das filhas foram inevitáveis, pois elas não se viam há três anos. A imagem inesperada contagiou muitos presentes, que também não conseguiram conter as lágrimas.

“Foi muito emocionante, eu não esperava por esse momento. Foi maravilhoso. Não tenho nem palavras pra descrever. Nem sei como vou me despedir delas. Eu agradeço a diretora Rita (Diretora do CRF), estou aprendendo muitas coisas, passando por um momento de amadurecimento, só tenho a agradecer”, disse Débora.

Após o desfile as integrantes da Coostafe tiveram uma supressa preparada pela equipe da Sedeme. Junto com os familiares elas puderam acompanhar o ensaio do Grupo camerístico paraense Quorum, que interpreta estilos musicais que vão das músicas populares ao erudito. O vocalista Sérgio Lobato e demais músicos emocionaram os presentes ao som das músicas “Sereia” de Roberto Carlos e “You are the reason”, de Calun Scott.

Adriane Oliveira Cardoso, de 46 anos, aproveitou o momento para curtir os netos na companhia da filha, da mãe e do genro. Ela não largou a mais nova netinha durante toda a apresentação. Ela revelou que está apenas a quatro meses participando do projeto e já está no seu terceiro desfile. Disse que estava muito feliz com as surpresas promovidas pela Sedeme e Seap.

“Eu achei muito maravilhoso. Não esperava. Agradeço a Deus primeiramente e a nossa diretora do CRF porque isso foi uma grande surpresa, estar aqui com minha mãe. Foi um presente inesperado”, disse a cooperada da Coostafe.

Renata Carvalho, a designer da coleção, é mãe de três filhos e também se emocionou com as cenas protagonizadas pelas internas e familiares que presenciou no Espaço São José Liberto. Ela também se disse gratificada por poderem mostrar a coleção desenvolvida no CRF, revelando toda orientação que lhes é dada e o mentoring para se chegar ao desfile final.

“Aqui elas desfilaram e se pode ver o processo concluído, ver também a aceitação das pessoas, e entenderem que as internas podem sair e ter uma vida melhor aqui fora. E hoje, por ser uma celebração do Dia das Mães, vemos que esse apoio da família, ter esse contato com a família é gratificante. Esse contato, essa oportunidade, muitas dali estão há muito tempo sem ver seus familiares. A maioria são mães, eu que sou mãe, sou mãe de gêmeos, tenho três filhos e aí isso comoveu bastante”, disse Renata.

Texto: Márcio Sousa / NCS Seap