Início » Noticias » Público infantil aproveita oficinas e teatro no Minifestival de Chocolates, Flores e Joias

O segundo dia do Minifestival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia, edição Páscoa, no sábado (1º), foi marcado por programação voltada ao público infantil, com oficinas de chocolate e teatro. O evento continua neste domingo (02), das 10 às 14 h, no Espaço São José Liberto, em Belém, com a caça aos ovos de Páscoa e apresentação teatral. A entrada é gratuita.

A socióloga Maria Clara Ferraz levou a filha Luísa, 05 anos, para participar da oficina de chocolate, e gostou da exposição de flores e artesanatos. "Estou encantada com a exposição; tudo produzido com muito profissionalismo. Amanhã (domingo) vou retornar com minha filha para participar do circuito caça aos ovos de Páscoa”, adiantou Maria Clara.

Realizado pelo Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o Minifestival conta com a comercialização de produtos de empreendedores paraenses - bombons regionais, chocolates de origem, plantas ornamentais e peças artesanais.

Além de chocolates e flores, quem for ao Minifestival poderá conferir a exposição de joias dos profissionais do Programa Polo Joalheiro, com destaque para a Coleção “Cacau Rei”, formada por peças em prata com nibs de cacau, criadas pela designer Helena Bezerra Mergulhão.

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, visitou a exposição e reforçou o compromisso do Governo do Pará com o incentivo às cadeias produtivas.

Uma dos expositores, a Casa do Chocolate Filha do Combu, que produz cacau e chocolate orgânico, apresenta o trio de ovos de chocolate de colher. A novidade é servida com casquinha de chocolate, 70% de cacau orgânico, nos sabores “Rodrigo Hilbert”, com recheio de brigadeiro de tapioca, chocolate cremoso com bacuri e coco queimado; “Brigadeiro da Floresta”, recheado com massa de cacau, leite condensado e nibs, e “Carimbó”, que traz na composição doce de cupuaçu com castanha-do-pará e nibs.

Identidade regional - A coordenadora de Mercado da Sedeme, Luciana Ferreira, destacou a importância do Minifestival, promovido desde 2019, com edições sazonais, para o desenvolvimento da cadeia produtiva de cacau e seus derivados, ao aumentar a visibilidade dos produtos de origem e oferecer aos visitantes o acesso aos produtos em um único local, opções para presentear com identidade regional e o conhecimento sobre o que é produzido no Estado.

Ainda de acordo com a coordenadora, o Espaço São José Liberto é uma referência em designer de joias com temática regional e artesanato, e também uma ampla vitrine para exposição de produtos, a exemplo dos bombons produzidos com chocolate de origem. “Antes das edições do Minifestival as pessoas sempre perguntavam onde comprar o chocolate de origem, amplamente conhecido em eventos e feiras nacionais e internacionais. Portanto, o festival virou uma referência de local para o público adquirir produtos genuinamente paraenses”, ressaltou Luciana Ferreira.

Ela destacou, ainda, a visibilidade dos produtos comercializados nas edições, e citou um produtor de flores que, a partir do Minifestival, foi convidado a comercializar de forma permanente em um shopping da capital paraense.

Variedade e qualidade - No evento é possível encontrar muitas opções para presentear a preço acessível, entre as quais os bombons artesanais da Eliana, comercializados a R$ 6,00 a unidade. Segundo a expositora, os bombons são produzidos com amêndoas de cacau de Medicilândia, município da Região de Integração Xingu, considerado a capital mundial do cacau.

“São amêndoas de alta qualidade, o que agrega valor ao produto, além de serem totalmente orgânicas, desde o cultivo à fabricação das barras de chocolate. O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. Portanto, a iniciativa do governo em realizar eventos sazonais em locais turísticos, além de potencializar as vendas dos produtos genuinamente paraenses, divulga a nossa cultura e o potencial turístico e gastronômico do Estado do Pará”, disse Eliana.

Matheus Nascimento, representante do empreendimento Vera Chocolate, da Comunidade de Boa Vista, município de Acará, Região de Integração Tocantins, acrescentou que o Minifestival dá visibilidade aos produtos regionais, conquista mercado e contribui para a troca de experiência com outros empreendedores do ramo. “Há 40 anos produzimos chocolate artesanal, e há cinco começamos a expor nossos produtos em feiras e festivais promovidos pelo Governo do Pará”, informou Matheus Nascimento.

A dona de casa Maria Bárbara dos Santos, 60 anos, é uma das expositoras de artesanato confeccionado em juta (fibra vegetal). Entusiasmada com o Minifestival, ela disse que “foi na Usina da Paz Cabanagem que concluí a oficina de artesanato, e agora estou aqui nesse espaço maravilhoso comercializando meus produtos. Agradeço ao Governo do Pará pela oportunidade”.

Por: Aldirene Gama (SEDEME)

Data: 02/04/2023