Início » Noticias » Moradoras da Cabanagem concluem curso de empreendedorismo feminino na UsiPaz

Promovido pela Sedeme em parceria com o Conselho da Mulher Empresária, o curso capacitou 20 mulheres para novos negócios

Vinte mulheres, entre 15 e 22 anos, atendidas pela Usina da Paz Cabanagem, em Belém, concluíram nesta sexta-feira (17) o curso de Empreendedorismo Feminino: Menina Empreendedora, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial do Pará (CME).

A iniciativa faz parte das ações da Sedeme, no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que visa capacitar e incentivar o empreendedorismo feminino no mercado de trabalho, a partir do conhecimento disseminado nas turmas formadas nas Usinas. Ao final do curso, as participantes receberam certificados, além de eletrodoméstico (liquidificador) para auxiliar na produção de doces e pães.

O conteúdo da formação foi dividido em duas etapas. A primeira destacou conceitos sobre empoderamento e autorresponsabilidade; gestão do tempo e ordem, como definir metas e buscar oportunidades; formação de preços e parcerias; noções de marketing; desenvolvimento de negócio prático em comércio de alimentos, e apresentação de projeto. A segunda parte abordou estratégias de venda e aulas práticas para fabricação de cupcake.

Os temas foram aplicados de acordo com as diretrizes previstas no Acordo de Cooperação celebrado entre a Sedeme e o CME, em 02 de fevereiro de 2023, para a realização de quatro cursos com a denominação "Despertando Empreendedoras", com 20 vagas e carga horária de nove horas, em cada capacitação.

Meta - A parceria visa capacitar 70 mulheres para o mercado de trabalho, com três cursos em 2023 e um em 2024. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, ressaltou que o protagonismo feminino nos negócios traz inúmeros benefícios para o mercado, como o aumento de empregos, da renda familiar e da diversidade de empreendimentos.

Ele reforçou ainda que a Sedeme apoia iniciativas que fortalecem o protagonismo feminino na economia e incentiva outras mulheres a construírem novos negócios, ampliando a competitividade da economia paraense.

Márcio Alfredo, coordenador do TerPaz na Sedeme, disse que “neste curso, como nos demais proporcionados pela Sedeme em parceria para o Programa, além da prioridade de capacitar para a geração de renda, trata da elevação da autoconfiança, mostrando que podem empreender, e assim contribuir para o desenvolvimento econômico, de mão de obra e formação de redes de negócios. “É saber que daqui para frente estão se preparando para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, procurando fornecer sempre produtos com criatividade que agradem ao seu público-alvo”, enfatizou o coordenador.

A presidente do Conselho da Mulher Empresária, Izabela Araújo, destacou a importância da parceria com a Sedeme para colocar em prática o projeto social "Menina Empreendedora", que beneficia meninas atendidas pela Usipaz Cabanagem.

"Nossa proposta é levar o projeto para todas as Usinas, permitindo que as participantes ponham em prática projetos de empreendedorismo, através dos conhecimentos adquiridos durante as oficinas. Durante três dias de oficina, empresárias do ramo da panificação e doceria repassaram às participantes orientações sobre empreendedorismo, boas práticas no ramo da panificação e doceria”, informou Izabela Araújo.

Oportunidades - Segundo ela, o CME participa de ações para desenvolvimento do empreendedorismo feminino, permitindo que empreendedoras cresçam profissionalmente e possam impulsionar novos negócios. O Conselho realiza durante o ano ações voltadas ao empoderamento feminino, com visitas empresariais; Business Day, exclusivo para as associadas divulgarem seus negócios; networking e rodada de negócios.

“Agradeço à Sedeme e ao CME pela parceria que oportunizou a capacitação de meninas empreendedoras do bairro Cabanagem. A aprendizagem deve ser contínua e oportunizada. Às vezes, existe a vontade de buscar novos conhecimentos, mas faltam oportunidades. Através das Usinas, a vontade de aprender se tornou realidade, com a realização de oficinas e cursos de capacitação”, ressaltou Ivanilda Vieira, gerente-geral da Usina da Paz Cabanagem.

Leila Franco, 22 anos, disse que participar da capacitação despertou a vontade de empreender. “Pretendo investir para ter o meu próprio negócio, e a capacitação é essencial para iniciar de forma segura. Ainda estou analisando a melhor oportunidade”, acrescentou.

A estudante Paula Gaia, 17 anos, ficou entusiasmada com a oferta de capacitação na Usipaz. “Para mim, esse curso foi maravilhoso. Aprendi muito e pretendo participar de outras oficinas, na busca de conhecimento para garantir um futuro promissor”, adiantou Paula.

Por: Aldirene Gama (SEDEME)

Data: 17/03/2023