SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Governo do Pará participa do maior evento de mineração do Brasil, Exposibram 2023

Estande institucional do governo, ente outras informações, disponibiliza o mapa da mineração paraense, com projetos e oportunidades de negócios

 

O Governo do Pará participa da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com estande institucional, reunindo geólogos e especialistas do quadro estadual. O estande governamental disponibiliza o mapa da mineração paraense, com os principais projetos e oportunidades de negócios para o setor mineral.

O governador Helder Barbalho participou da abertura da Exposibram 2023, no Hangar, e reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das atividades produtivas, e considerando o setor mineral.

Helder Barbalho destacou a importância da implantação de sistema de rastreabilidade do minério para combater ilegalidades, e assegurar o manejo de forma correta, conforme as normas e leis e o respeito aos povos tradicionais.

“Estimular para que possamos fomentar ciência, pesquisa e inovação para construção de novas vocações voltadas para a floresta viva a partir da sua biodiversidade construindo a bioeconomia. Estamos certos que a parceria com as atividades mineradoras do Estado do Pará é importante para essa transição econômica, para que todas as esferas dialoguem com meio ambiente, com foco no desenvolvimento sustentável”, acrescentou o governador.

A Exposibram é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com objetivo de promover negócios, aproximar a indústria mineral da sociedade, além de proporcionar o debate entre as principais indústrias sobre tendências e oportunidades do setor. O evento tem 160 estandes, e seguirá até quinta-feira, 31.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, destaca que a Exposibram reúne o que há de mais moderno em tecnologia voltados à pesquisa e extração mineral com segurança aos trabalhadores e meio ambiente de acordo com o conceito ESG (sigla, em inglês, para Meio Ambiente, Social e Governança). 

“A mineração como atividade estratégica para a região amazônica, com grande potencial de desenvolvimento local aliado ao meio ambiente, e aos povos originários Além de promover negócios com as principais empresas e instituições do setor mineral nacional e internacional, a Exposibram coloca a sustentabilidade no foco dos debates. Durante os quatro dias de evento, o público irá conhecer as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares, serviços e outros produtos ligados à indústria mineral”, acrescentou o secretário.

Paulo Bengtson enfatizou também que a Sedeme administra e realiza a gestão do sistema online do Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (CERM), de acordo com as diretrizes da Legislação Estadual nº 7.591/2011. O cadastramento é gratuito, porém obrigatório para todo e qualquer empreendimento minerador existente no Pará.

O CERM é a ferramenta de gestão da Sedeme que proporciona identificação das atividades minerárias no Estado e auxilia na regularização, controle e monitoramento do setor mineral, subsidiando as informações primárias do setor, visando dimensionar sua contribuição socioeconômica na região, possibilitando a elaboração de políticas públicas para o fortalecimento do setor mineral, tais como: atração de investimentos para oportunidades identificadas a partir do cadastro; qualificação e capacitação de mão-de-obra regional, possibilitando a geração de emprego e renda, entre outros; além de contribuir com o Estado para o conhecimento da realidade de cada segmento da cadeia produtiva desde a geologia até à transformação mineral.

 “Defender instrumentos e ações que conciliam meio ambiente, floresta viva e povos originários, é fundamental para o desenvolvimento sustentável” disse o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann durante a abertura oficial da abertura oficial da Exposibram 2023.

Com o tema “Responsabilidade Socioambiental na Cadeia de Fornecimento no Setor Mineral”, inicia às 15h, desta terça-feira (29) o ciclo de palestras, do Congresso Brasileiro de Mineração, que ocorre paralelo a exposição.

O Congresso Brasileiro de Mineração, traz palestrantes renomados nacional e internacionalmente, que irão debater temas relacionados ao cenário socioeconômico global, responsabilidade social, meio ambiente, as principais tendências do segmento aliadas à sustentabilidade e outros.

A programação completa pode ser conferida no site da Exposibram. Clique aqui!

 

Por Aldirene Gama (SEDEME)

29/08/2023 12h47

Veja Também