Início » Noticias » Governo destaca produção local e incentivo à bioeconomia na XV Feira da Indústria do Pará

O fomento às cadeias produtivas de diversos setores econômicos é uma das diretrizes do governo do Estado, parceiro da XV Feira da Indústria do Pará (Fipa), aberta nesta quarta-feira (19) no Hangar - Centro de Convenções e Feira da Amazônia, em Belém. O evento é planejado e executado pelo Sistema Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará), e destaca os avanços da indústria paraense.

“O mais importante é a gente mostrar para a sociedade o que as indústrias produzem aqui no Pará. Essa é uma grande oportunidade para as empresas mostrarem o que fazem com o apoio do governo do Estado”, ressaltou José Conrado Santos, presidente da Fiepa.

Os organizadores estimam que, ao final dos quatro dias de evento, cerca de 40 mil pessoas passem pelos estandes de quase 100 empresas expositoras, que divulgam na Feira produtos e iniciativas atrativas aos setores de mineração, energia, alimentos e bebidas, maquinário e confecção. Também participam entidades ligadas ao setor produtivo, sindicatos da indústria e instituições de fomento.

Incentivo - O Governo do Pará está na Fipa com dois estandes. O espaço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) destaca a produção de peças regionais e promove o diálogo sobre incentivo aos investimentos. Para José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, a Feira demonstra a atenção do governo estadual às cadeias produtivas.

O segundo estande oferece aos visitantes informações sobre produtos locais e a participação estadual na fiscalização das etapas de produção visando ao controle de qualidade. No espaço, a Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) detalha o trabalho voltado à garantia da qualidade dos produtos que chegam à população e são essenciais ao desenvolvimento da economia.

“A Adepará tem uma ação direta e muito estreita nas fases da cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria prima na propriedade rural até o beneficiamento nas agroindústrias e a fiscalização do transporte. Se a população observar o selo da Adepará, isso significa que houve uma fiscalização para garantir a qualidade do produto”, reiterou Jamir Paraguassu Macedo, diretor-geral da Adepará.

Bioeconomia - Entre os expositores no estande do Estado está a “100% Amazônia”, empresa que prioriza a conservação da floresta por meio do comércio justo com produtores locais. A produção de óleos regionais, extraídos do tucumã, da copaíba e do açaí, é uma das ações destinadas ao desenvolvimento econômico sustentável.

“Nós temos mais de 50 produtos no nosso portfólio, que representam 25 espécies amazônicas. E nossos produtos provêm de comunidades tradicionais e cooperativas de agricultores rurais. Quando a gente fala de floresta, tá falando de respeito à biodiversidade. A nossa empresa está na bioeconomia, e o apoio e o discurso de sustentabilidade que é levado pelo Estado é importante”, frisou Maisa Correa, do Setor de Marketing da empresa.

O público tem acesso a uma feira de exposições de produtos e serviços de empresas instaladas no Pará e a uma ampla programação técnica, com atividades e capacitações voltadas ao aprimoramento de trabalhadores da indústria e de outros setores da economia. Cursos, workshops, palestras, cases e rodadas de negócios são algumas das atividades disponíveis.

Serviço: XV Feira da Indústria do Pará (Fipa). De 19 a 22 de outubro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Avenida Dr. Freiras com Rua Brigadeiro Protásio, em Belém.

Por Ronan Frias (COHAB)