Início » Noticias » Governo autoriza obras de implantação de sistemas de energia elétrica em Castanhal

Serão beneficiados os moradores de três agrovilas, resultado da parceria entre o Executivo e a empresa Equatorial Energia

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social à região nordeste do Pará, o governador Helder Barbalho autorizou, na manhã desta segunda-feira (20), o início das obras de implantação de sistemas de energia elétrica para as agrovilas de Pacuquara, Iracema e Boa Vista, todas pertencentes ao município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. A assinatura ocorreu durante um evento promovido na Praça da Estrela, no centro da sede municipal, marcado pela entrega de uma série de benefícios pela gestão estadual à população.

A autorização para o início das obras dos sistemas de energia faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS), do Executivo Estadual, e também do Termo de Compromisso celebrado entre o Governo e a empresa Equatorial Energia para a implantação de obras de interesse socioeconômico no Pará.

Com a assinatura do documento, ficam autorizadas três obras: construção de 22,6 km de rede bifásica e trifásica na agrovila de Iracema, com investimentos superiores a R$ 858 mil; construção de 5,5 km de rede para a agrovila de Boa Vista, com recursos de mais de R$ 302 mil, e construção de 6,8 km de rede para a agrovila Pacuquara, no valor de R$ 440 mil. Serão 45 km de rede elétrica, que beneficiarão 610 famílias, totalizando um investimento de R$ 1,6 milhão.

“Castanhal é um município fundamental para o nosso Estado. É estratégico nesta região, por isso queremos, cada vez mais, cuidar do povo castanhalense, investindo aqui, em parceria com a Prefeitura. Estamos investindo em estradas, em pavimentação de ruas, em infraestrutura urbana, e estaremos trabalhando, nos próximos dias, para a consolidação de uma nova proposta de parceria, para que Castanhal possa ganhar um Centro de Convenções, que seja um equipamento que desenvolva a economia local e fortaleça a geração de emprego, a geração de renda, com a certeza de que Castanhal conta com o Governo do Pará, para que juntos possamos fazer, cada vez mais, para que a nossa ‘Cidade Modelo’ seja a cidade que o povo castanhalense tanto deseja”, enfatizou o governador Helder Barbalho.

Benefícios - Segundo o secretário José Fernando Gomes Júnior, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), as obras vão ao encontro dos anseios das agrovilas, que passam hoje por muitas dificuldades devido à oscilação de carga elétrica, considerando o aumento do número de famílias que moram nas agrovilas. “Vamos instalar redes bifásica e trifásica nessas áreas para atender não somente a parte social, mas também para melhorar a qualidade de vida dessas famílias e contribuir, ainda, com o desenvolvimento econômico, o que sem dúvida vai gerar benefícios para a irrigação de hortaliças e para a manutenção da condição de criadouros”, ressaltou.

Ainda de acordo com José Fernando Gomes Júnior, o papel da Secretaria é auxiliar essas obras por meio do PIS (Programa de Inclusão Socioeconômico), que conta também com o papel da concessionária de energia no dimensionamento da rede, para que o Estado autorize as obras, gerando impactos positivos não somente no aspecto social, como no econômico.

Município-polo - Para o prefeito de Castanhal, Paulo Titan, as obras entregues pelo governo do Estado reforçam a importância da “Cidade Modelo” para o desenvolvimento regional. “Castanhal tornou-se, hoje, município-polo desta região, sendo o grande centro de comércio de todo o nordeste do Pará. Hoje, as grandes âncoras comerciais se estabeleceram no nosso município. Inclusive, hoje, nós temos um projeto revolucionário para a construção de um Centro de Convenções para Castanhal, que não vai servir só ao nosso município, mas vai servir também a toda a nossa região, beneficiando os nossos comerciantes. Por isso, agradecemos a todos os que vêm a Castanhal e olham por nós com uma visão de trabalho, de oportunidades e de desenvolvimento”, disse o prefeito.

Entre os presentes ao ato de assinatura estavam secretários estaduais e municipais, prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais e federais e representantes do Senado da República.

Por Igor Nascimento (SEDEME)