Início » Noticias » Estado expande implantação de sistemas de energia elétrica em zonas rurais no Pará

Ulianópolis é um dos municípios contemplados com o Programa de Inclusão Socioeconômica, com mais de 9 km de rede elétrica

Mais de 50 municípios paraenses já foram contemplados com a implantação de sistemas de energia elétrica em zonas rurais, por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Cerca de 70 km de nova rede de energia elétrica já foi finalizada no Pará e mais de 125 km seguem em andamento.

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, explica que as ações do projeto são executadas pela concessionária Equatorial Energia, por meio de um Termo de Compromisso, que garante o fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico.

“Promover o acesso à energia elétrica para a população de comunidades distantes reforça o compromisso do Estado em levar o desenvolvimento econômico e a melhoria na qualidade de vida para todos os 144 municípios paraenses”, destaca.

Com a implantação do sistema de energia, as localidades poderão ser contempladas com outras políticas públicas, como a construção de postos de saúde e escolas, de acordo com a Sedeme. Cerca de 600 km já estão com o licenciamento ambiental, aguardando início das obras, e 468,310 km estão em projeto ou estudos ambientais.

Ulianópolis - A chegada da energia elétrica inicia uma nova etapa na história das comunidades e estimula as atividades produtivas nas localidades contempladas. A prefeita de Ulianópolis, Kelly Destro, ressalta a importância da iniciativa. “Agora temos um poço com água de excelência, que vai beneficiar nossos pequenos produtores. E isso só foi possível por causa da rede elétrica que foi implantada aqui. São 9,4 km de rede elétrica, com um poste e um transformador para o nosso poço. Só posso agradecer ao Governo do Estado e à Sedeme, que esteve à frente deste projeto”, celebra.

Morador de Ulianópolis, Francisco Monteiro, presidente da associação da comunidade Kawana, destaca a diferença no dia a dia das famílias que moram na zona rural da localidade. “Hoje temos poços artesianos, o que facilitou muito a vida das pessoas que antes precisavam se locomover até um rio para pegar água, por meio de moto, bicicletas ou por meio do animal. Temos água encanada graças à energia e à gestão do Governo. Agora podemos ter planos de crescimento através da agricultura”, conta.