SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Estado celebra convênio para estudos sobre o aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte

​​​​​​Nesta segunda-feira (2), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), celebrou um convênio de cooperação técnica para a realização de estudos de viabilidade do aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, localizados às proximidades da foz no Rio Pará, ação considerada fundamental para o aumento das condições de escoamento da produção paraense.

 

Com a iniciativa, que conta com um investimento de mais de R$ 13 milhões, do Executivo Estadual, deverá ser analisada a viabilidade e os limites de dragagem dos dois canais – permitindo o aumento do porte de navios que aportam em Barcarena, sobretudo no porto de Vila do Conde. O aprofundamento do calado operacional (profundidade em que o navio fica submerso na água), fomenta a movimentação de cargas gerais e, principalmente, de granéis sólidos de origem vegetal, produtos de maior relevância na balança comercial brasileira.

Além da Sedeme, o estudo será acompanhado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com a condução da Universidade Federal do Pará (UFPA). A localização geográfica privilegiada do Pará aumenta a competitividade do Estado no mercado exportador, o que é reforçado pela alta relevância dos portos do chamado Arco Norte, segunda maior opção de saída de grãos de soja e de milho exportados do Brasil para o exterior.

 

“Hoje tivemos um marco histórico, mais uma entrega do governador Helder Barbalho à sociedade paraense. O convênio assinado hoje entre o governo do Estado e a Universidade Federal do Pará vai permitir que façamos os estudos sobre o aprofundamento do canal do Quiriri, que atualmente é de 13,80 m, para saber até que profundidade podemos chegar, em um trabalho que envolve batimetria e todo um trabalho de campo. Serão dois anos de trabalho intenso para que possamos entregar à sociedade um estudo completo que vai beneficiar a movimentação no Porto de Barcarena com navios maiores, intensificando as exportações”, explicou o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior.

​De acordo com o professor Hito Braga de Moraes, da UFPA, a realização do estudo tem potencial para mudar o perfil de navios que acessam o Porto de Vila do Conde. “O estudo vai desmistificar essa ideia de que o acesso a vila do conde só é possível em navios pequenos, de em torno de 60 mil toneladas, para isso vamos então estudar toda a baía do Marajó, de margem a margem. Para cada volume dragado teremos um estudo de viabilidade técnica e econômica, analisando a viabilidade de dragagem para 18, 20 metros, por exemplo, o que resultaria na atração de mais carga para o nosso estado”, informou.

 

Competitividade - Para o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, os estudos resultarão em mais competitvidade para Barcarena e para o Estado do Pará, com benefícios para o setor produtivo. “Há muito tempo se fala nesse estudo de aprofundamento dos canais e o governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa, que vai nos tornar mais competitivos além de colaborar com a viabilização de novos projetos para o Pará, então esse é um passo importantíssimo para o Estado em que todo o setor produtivo acaba sendo valorizado e com isso, tornando o Estado a segunda opção portuária do Brasil, com reflexos nas questões sociais”, disse. 

Com a celebração do convênio, fica estabelecido um Plano de Trabalho, que será acompanhado pelo Estado de forma integral em relação a todas metas, cronograma e indicadores, que compreendem estudos geomorfológico, hidrológicos, maregráficos, além da caracterização dos canais de navegação, projeto de dragagem e estudo de viabilidade técnica. A previsão, segundo a UFPA, é de que o estudo seja concluído em cerca de 24 meses.

 

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também