SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Espaço São José Liberto recebe Seminário do Cooperativismo Agropecuário Paraense

 

O Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém, recebe entre os dias 12 e 13 de setembro, de 8h às 18h, no auditório do ESJL, o Seminário do Cooperativismo Agropecuário Paraense. A iniciativa visa o debate de assuntos como o meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas e outros, voltados ao desenvolvimento da sociobioeconomia, fundamental para o crescimento econômico sustentável. 

A programação tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão do Espaço São José Liberto (ESJL), e realização do Sistema OCB/PA.

Atualmente, 194 cooperativas integram o Sistema OCB/PA, de acordo com o anuário 2023, com 127.924.512 cooperados, entre o ramo agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Desenvolvimento - O setor agropecuário exerce um papel fundamental para a economia do Estado e consequentemente do nosso país, e o cooperativismo tem sido um dos principais atores para esse sucesso. As cooperativas do ramo agro têm promovido o desenvolvimento sustentável e fomentando a agricultura familiar atrelados a sociobioeconomia. 

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, reforça a importância do seminário para debater a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico do Estado, especialmente, o apoio com a verticalização das cadeias produtivas, tendo como ponto alto o fortalecimento do modelo cooperativista, com o propósito de alavancar o mercado regional e tornar o setor mais competitivo, agregando valor, inovação e práticas sustentáveis com geração de emprego e renda, aliados à sustentabilidade.

"O seminário é essencial para colocarmos em pauta assuntos que são atuais e importantes para o desenvolvimento das cooperativas no Estado do Pará. Já a feira BioCoop, quem vier ao Espaço São José Liberto terá a oportunidade de conhecer a diversidade do que é produzido no Estado pelas cooperativas, desde chocolate a polpa de frutas”, disse o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Além das palestras, paralelo ao evento acontecerá a Feira BioCoop, de 10h ás 17h, que contará com a participação de 13 cooperativas de diversas partes da região norte, com produtos da sociobioeconomia como: chocolate, artesanato, biojoias e hortifrúti oriundos da agricultura familiar e outros.

O evento é exclusivo para cooperativas registradas junto ao Sistema OCB/PA. Para se inscrever acesse clicando aqui!

Por Aldirene Gama (SEDEME)

04/09/2023 15h09

Veja Também