Início » Noticias » Edição especial de Páscoa do Mini Festival de Chocolate, Flores e Joias da Amazônia

Uma edição especial de Páscoa do Mini Festival Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia começa, nesta sexta-feira (31) e seguirá até o dia 2 de abril no espaço São José Liberto, com exposição de produtos genuinamente paraenses, a exemplo dos bombons de chocolates recheados com frutas regionais, vários tipos de flores e plantas, joias confeccionadas pelos artesãos locais, artesanatos, além de oficinas de chocolate de páscoa e uma extensa programação cultural e infantil.

A iniciativa, que visa articular e fomentar as atividades econômicas de empreendedores paraenses, com foco na regionalidade e sustentabilidade, é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Durante os três dias de evento, o público visitante terá a oportunidade de encontrar, em um único local, diversas opções de presentes ofertados por empreendedores paraenses, como por exemplo, bombons regionais para presentear na Páscoa deste ano.

Ao todo, participam da exposição 20 artesãos de joias do Programa Polo Joalheiro do Pará, sete empreendedores de bombons artesanais, oito produtores de arranjos de flores e plantas e outros oito representantes de empresas de chocolates genuinamente paraense.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, ressalta a importância da realização do Mini Festival em épocas sazonais com o objetivo de fomentar a venda dos produtos regionais, além de oportunizar mais visibilidade aos empreendedores paraenses que trabalham aliando produção e sustentabilidade. Bengtson reforçou, também, que a Sedeme apoia iniciativas visando o fortalecimento das cadeias produtivas paraenses.

O Mini Festival é realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), coordenado pela Sedap. Além de vendas de produtos derivados de chocolate de origem, o evento ofertará os mais variados tipos de flores e plantas produzidas na Amazônia e também as joias confeccionadas pelos empreendedores apoiados pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). A finalidade é gerar renda para os produtores locais e ofertar ao público, produtos regionais que são produzidos valorizando a preservação do meio ambiente.

"Desde 2019, o Governo do Estado realiza essa programação que precede o festival maior que realizamos em setembro. É importante mostrar as potencialidades dos nossos produtores e empreendedores que trabalham com produtos oriundos da nossa Amazônia. O chocolate que será oferecido nesse evento é o de origem; é um excelente espaço que o nosso governo oferece à nossa população", destacou o titular da Sedap, Giovanni Queiroz.

A edição deste ano contará também com estandes exclusivos para exposição de bolsas, sacolas, peso de porta e outros artesanatos, confeccionados em juta (fibra vegetal) por concluintes das oficinas de capacitação realizadas nas Usinas da Paz, pela Sedeme em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

Público infantil - As crianças que visitarem o mini festival poderão participar de atividades lúdicas a exemplo do teatro infantil, oficinas de chocolates ministradas por alunos do curso de gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama), além do divertido circuito de caça aos ovos de Páscoa. A brincadeira ocorrerá no domingo, 02 de abril, a partir das 10h. Durante a busca, as crianças terão que seguir as pistas que estarão em pontos estratégicos do Anfiteatro Coliseu das Artes

Além da Sedap e Sedeme, o evento conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado (Simineral), Universidade da Amazônia (Unama), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) e Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

Por: Aldirene Gama (SEDEME)

Data: 31/03/2023

Programação:
- Sexta-feira (31)/Manhã
 10h – Cerimônia de abertura
 Local: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL.
 10h15-Oficina de Chocolate para Crianças (Unama)
 Público: alunos de escolas públicas
 Local: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL.

- Sábado (1º de abril)/Manhã
10h - Oficina de Chocolate para Crianças
Ministrante: Aline Barros | UNAMA | Curso de Gastronomia

Tarde
15h-Oficina de Chocolate para Crianças
 Ministrante: UNAMA | Curso de Gastronomia

- Domingo (02 de abril)/Manhã
10h-Teatro Infantil e Caça aos ovos com o grupo artístico ATORRES ENTRETENIMENTO

Serviço:
Mini Festival de Chocolate, Flores e Joias da Amazônia ocorrerá no Espaço São José Liberto, Praça Amazonas, S/N, bairro do Jurunas.
Período: 31 de março a 02 de abril no horário das 10h às 18h (com exceção do domingo que será até às 14h).