SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Belém sedia evento para debater o desenvolvimento sustentável na Amazônia

“Amazônia in Loco” vai mostrar por meio de palestras, mesas de debates e rodadas de negócios o potencial dos estados amazônicos.
 
A cidade de Belém do Pará se tornou palco da abertura do “Amazônia in Loco”. O evento que iniciou nesta terça-feira (9) é chancelado pela União Europeia e vai tratar sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A programação será realizada até esta quinta, dia 11, na estação das docas, na capital paraense, e pode ser acompanhada de forma online ou presencial. 
 
A organização do evento é da Câmara de Comércio da Finlândia, Câmara Oficial Espanhola de Comércio e Eurocâmaras. A ideia é mostrar o potencial para investimentos em ativos ambientais nos estados da região e pensar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, transformando a região Norte em um ponto de apoio para negócios entre Brasil e Europa.
 
De acordo com o prefeito interino de Belém, Edilson Moura, desenvolvimento e sustentabilidade podem andar lado a lado. “Eu acho que a vinda dos europeus para debater a oportunidade de negócios que a Amazônia pode oferecer, dentro de uma visão sustentável, é muito importante, é muito salutar. Desenvolver de forma sustentável a Amazônia significa desenvolver sem depredar os rios, preservando as florestas, a cultura do seu povo. Isso é desenvolvimento sustentável. É um equívoco dizer que o povo da Amazônia não quer desenvolvimento ou indústrias. O povo da Amazônia quer tudo isso, quer melhorar a qualidade de vida, mas tudo isso dentro do que chamamos de desenvolvimento sustentável”, explica. 
 
Para o vice-presidente de Relações Governamentais da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, eventos como o “Amazônia in Loco” ajudam a desenvolver a sociedade paraense. “Eu acho que a Hydro está muito engajada nesse sentido de estar participando desse tipo de evento, contribuindo, patrocinando para trazer a discussão, trazer inovação através dos seus produtos, engajando na sociedade, nas políticas públicas como o próprio TerPaz. Eu acho que tudo isso, de uma forma geral, é muito importante para o Pará, porque desenvolve a sociedade paraense”, revela. 
 
Nesta quarta-feira (10), ocorre a inauguração oficial com evento e iniciam as programações, com a rodada de negócios, a feira e o seminário com os painéis de debate com temas como: “Desenvolvimento da Amazônia: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Setor Financeiro”. Além disso, serão realizados debates sobre “Mercados de Ativos Florestais” e “Produção de Conhecimento e Tecnologia na Amazônia”.
 
Para o diretor da Equatorial Energia, Álvaro Bressan, é essencial debater e incentivar a responsabilidade social e a sustentabilidade. “O norte principal de uma empresa com a Equatorial é a responsabilidade com a sustentabilidade, ou seja, todas as nossas ações visam o desenvolvimento do estado, mas com responsabilidade social. E essa oportunidade de hoje é ímpar porque engloba várias tendências, várias pessoas, vários segmentos que têm o mesmo fim. Então, a gente julga como de muita importância a Equatorial participar, juntamente, com as demais empresas que aqui estão. 
 
Já na quinta-feira (11) a programação do dia anterior continua. Um dos painéis será com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Jr, com o tema “Infraestrutura Sustentável no Território Amazônico”.]
 
O vice-presidente da Eurocâmaras e presidente da câmara de comércio da Espanha no Brasil, Marcos Madureira, é um dos organizadores do Amazônia in Loco. Ele ressalta a importância do desenvolvimento sustentável para a Amazônia e para todo o Brasil. “Tem dois pontos, na questão da Amazônia, que são inegociáveis. O primeiro é a preservação da Amazônia, agora isso não pode ser confundido com o isolamento e fechamento da Amazônia. Os 28 milhões de habitantes da região merecem e têm que ser atendidos com a política de desenvolvimento. É claro que essa política tem que respeitar a preservação. O segundo é como desenvolver a Amazônia. A hipótese de não desenvolver a região não deve existir. Isso é um patrimônio brasileiro que deve ser desenvolvido pelo bem do nosso país, para o bem do nosso povo e de todos os povos”, conclui. 
 
O encerramento do ‘Amazônia in Loco” ocorre por volta das 12h45, com a presença do Vice-presidente, Hamilton Mourão, que receberá a “Carta de Belém”.

Veja Também