SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » São José Liberto tem II Edição do Curso para produção de Biojoias com técnica Upcycling

 

 

      O Espaço São José Liberto receberá, no dia 21, deste mês, um sábado, a segunda edição do curso de biojoias, que utiliza a técnica de Upcycling — termo em inglês que significa "reutilização". Desta vez, o foco será a confecção de peças em cerâmica fria com resíduos têxteis. O método consiste na transformação de materiais que normalmente seriam descartados, dando-lhes uma nova vida como biojoias exclusivas e prolongando sua utilidade.

    O curso acontecerá no auditório do Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, Bairro Jurunas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone: (91) 9 8735-8837. Qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de experiência prévia.

    A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer essa prática entre os artesãos locais, impulsionando a economia criativa circular e reduzindo o impacto ambiental do descarte inadequado de materiais.

   Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a oficina contará com a expertise da artesã Antônia Lima, especializada em Upcycling. Ela ministrará as atividades e compartilhará seus conhecimentos com os participantes.

No conteúdo programático, os participantes receberão instruções sobre a correta aplicação das técnicas artesanais de cerâmica fria combinadas com reaproveitamento têxtil, aliando técnicas e criatividade para a criação de biojoias autorais e sustentáveis.

Segundo Antônia Lima, a cerâmica fria é um material leve e fácil de modelar, que seca ao ar e não precisa de forno. Ideal para iniciantes, ela permite criar peças delicadas, resistentes e com acabamento artesanal.

Já os resíduos têxteis são sobras de tecidos como chita, algodão, jeans e malha que normalmente iriam para o lixo. No curso, os participantes aprenderão a integrá-los às joias de forma criativa, como textura, base, detalhes ou até moldura para as peças.

“Você transforma materiais simples e acessíveis em joias únicas, com valor artístico e sustentável. Além de ser uma forma de expressão, é também uma oportunidade real de gerar renda e construir um negócio com propósito.   Não precisa ter experiência, basta ter vontade de aprender, criar e transformar. ”, acrescentou. Antônia Lima.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

11/06/2025 10h58

Veja Também