SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Pautas » Neste final de semana, tem a 3ª Edição do Festival Tempero de Origem
Data: 
26/03/2022 - 10:00 to 27/03/2022 - 21:00
Local: 
Salão Tranversal do Museu do Estado do Pará (MEP)
Endereço: 
Praça Dom Pedro II, s/n, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Contatos: 
Iego Rocha: (91) 98023.6473.

Com programação no sábado (26) e domingo (27), das 10h às 21h, no Parque da Residência, a 3ª Edição do Festival Tempero de Origem terá atrações gastronômicas e a presença de chefs conceituados, com aulas de cozinha-show, palestras, a presença de artistas e a produção alimentar do empreendedorismo local. O evento é uma realização do Governo do Pará, com órgãos parceiros, e tem o objetivo de fomentar o turismo, negócios, cultura e sustentabilidade.

A edição terá produtos das regiões do Marajó, Bragança, Santarém, Abaetetuba, São João de Pirabas, Ilha do Combu e Tomé-Açu, em exposições e comercializações. Ao todo, 16 produtores locais, articulados pelo Sebrae no Pará, vão expor diversos produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, sucos, farinhas, chocolates, geleias, entre outros. Além disso, 10 restaurantes selecionados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também participam do Festival, com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento, usando ingredientes locais.

São parceiros do evento e vão oferecer serviços a Fundação Hemopa, Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), Sebrae no Pará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Ideflor-bio e a Associação Brasileira de Agência Viagens do Pará (Abav).

Entre as ações institucionais, haverá serviços de doação de sangue e medula óssea; consultas de processos, emissão de contracheques, denúncias e requerimentos; abertura de crédito microempreendedor e esclarecimento de dúvidas; comercialização de produtos regionais, atendimento aos expositores e capacitação para o mercado e exportação; além de ações institucionais sobre a direção de desenvolvimento florestal, apresentação de projetos e programas ambientais e exposição de mudas.