SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme realiza reunião com secretários do município de Tailândia para discutir obras da Ferrovia do Pará


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) reuniu com secretários do município de Tailândia, nesta segunda-feira, 18, para tratar da passagem da Ferrovia do Pará pela cidade. A proposta da Sedeme é que o empreendimento passe pela zona rural de Tailândia e ocupe o solo. 

Atualmente, a economia da cidade é voltada para o agronegócio. Sendo assim, o secretário de agricultura, pecuária, pesca e abastecimento do município, Arison Vieira, acredita que a participação nesse projeto será benéfica para a localidade. “A ferrovia, de forma geral, traz inúmeros benefícios. Nós temos, hoje, um polo de grãos e uma linha grande de outras produções que precisam ser escoadas, desde que tenham uma logística de nos atender com esse transbordo, será vantajoso’, afirma. 

Segundo a vice-prefeita e secretária de educação de Tailândia, Regina Góes, a realidade econômica do município migrou do extrativismo para a produção e comercialização de produtos agrícolas. Por isso, ela acha importante que a ferrovia passe pela cidade. “A produção da nossa região é a maior em termos de grãos, como soja e milho, e o dendê, ou seja, o ideal é que a ferrovia passe por aqui, paralelamente, a nossa produção. Estamos torcendo para que esse benefício venha para nos ajudar. Afinal, não é só o desenvolvimento de Tailândia, é o desenvolvimento do estado. E essa proposta traz bastante benefícios para a cidade, principalmente, na questão econômica e na infraestrutura que nós temos hoje que é de um escoamento totalmente defasado”, explica a vice-prefeita. 

O projeto da Ferrovia está na terceira fase do Evtea - Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - e tem evoluído e Tailândia é um das prováveis cidades por onde o tronco principal do projeto, que deve ter cerca de 515 km de extensão, deve passar. Nessa fase do licenciamento ambiental, vão ser realizadas audiências públicas para receber contribuições, alterações e reavaliações para o projeto que ainda não está completamente definido. 

Para o secretário de ciências, tecnologia e meio ambiente, Joseias de Oliveira Damasceno, a Ferrovia do Pará vai contribuir no avanço local e no trabalho realizado por ele na secretaria. “A ferrovia, como um todo, além de ser um desenvolvimento para toda a região, vai facilitar o nosso trabalho com relação ao atendimento da população que precisa das nossas licenças, e dos serviços da secretaria. Ainda precisamos ajustar e avaliar algumas situações, mas sobretudo vai beneficiar Tailândia inteira”, destaca. 

De acordo com o Secretário Adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, o projeto será responsável por fomentar o desenvolvimento econômico da cidade de Tailândia e da região nordeste do estado. “A construção da Ferrovia é de fundamental importância porque ela vai desde o transporte de minério, pessoas, cargas gerais até o de grãos, que é o forte do município de Tailândia. Ainda estamos trabalhando algumas questões referentes a exigências legais e administrativas para que tudo seja feito dentro dos conformes e o município possa receber esse empreendimento que, com certeza, vai trazer muitos benefícios para a economia dessa parte do estado”, conclui o secretário.

Veja Também