SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Governo do Pará, através do Programa TerPaz, incentiva profissionalização na área de hotelaria e atendimento com curso de camareiro

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e TerPaz, em parceria com Universidade da Amazônia (UNAMA), promoveram o curso profissionalizante de camareiro, nesta quarta-feira (24). 

 

O curso foi ministrado pela Coordenadora do curso de Administração da Unama Alessandra Meireles, com o objetivo de capacitar pessoas com interesse nessa área, dando assim uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Segundo a professora Alessandra a mão de obra qualificada no ramo da hotelaria e nos atendimento em restaurantes e bares são essenciais para a cidade.  "Esses cursos são de extrema importância para a capacitação regional. E eu acho que tem falta desses tipos de cursos técnicos, óbvio que quanto mais vocês divulgarem e mais vocês trouxerem, melhor vai ser a capacitação local", disse. 

 

Após a finalização do curso as participantes também receberam seus certificados e confraternizaram com a professora sobre a experiência. "Esse curso de camareira veio acrescentar na minha vida, porque eu já fiz um curso de recepção e eu quero abranger esse leque para que eu possa me inserir no mercado de trabalho estando qualificada para isso", comentou a participante do curso Luana Rabelo. 

A participante, atualmente está mais ocupada com a tarefa de ser mãe, porém tem o desejo de adentrar no mercado de trabalho, no futuro. Para a coordenadora Alessandra Meireles, essas ações do governo do estado são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. "Eu diria que esse curso pode acrescentar pra vida profissional delas um bom diferencial porque durante essas três horas eu consegui ministrar para elas um entendimento de atendimento mais personalizado, de uma postura mais profissional, de uma etiqueta mais voltada pra área de trabalho delas, além de todo um passo a passo que elas como camareiras", diz.

 

O coordenador do TerPaz na Sedeme, Márcio Alfredo, ressaltou que os cursos do TerPaz, em parceria com a Unama, são dados também nas áreas de Gastronomia, Estética e Cosméticos e Moda. As aulas são realizadas nos laboratórios da universidade e ministradas pelo corpo docente, com a SEDEME fornecendo de forma total, ou parcial, os insumos necessários para a realização do curso. 

 

Além da parceria com a Unama, o projeto conta com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), fazendo um trabalho voltado para o artesanato com uso de juta e com o curso de Design da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no quesito de joalheria. "O programa TerPaz foi implantado pelo Governo do Estado do Pará para favorecer pessoas que estão em vulnerabilidade social para se capacitarem ao auferir renda, focando nas pessoas de 15 a 29 anos, mas isso não impede que outras pessoas também procurem o TerPaz para se capacitar", complementou o coordenador.

Veja Também