SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Belém recebe, pela primeira vez, o Fórum Mundial de Bioeconomia

Evento discute a bioeconomia por meio de perspectivas globais e amazônicas, com foco nas características da região e nos efeitos da mudança climática

Durante essa semana, Belém do Pará se torna a capital mundial da Bioeconomia. Dos dias 18 a 20 de outubro, a capital paraense sedia o Fórum Mundial de Bioeconomia que, pela primeira vez, é realizado fora da cidade natal, Ruka, na Finlândia. A programação do Fórum é composta por pesquisadores, especialistas, empreendedores e autoridades, brasileiras e internacionais que vão focar na bioeconomia amazônica, segmento que mantém a floresta de pé. O evento é realizado no galpão 3 da Estação das Docas.

A bioeconomia abrange diferentes visões que, por sua vez, influenciam no investimento e em políticas públicas de geração renda e desenvolvimento sustentável. Atualmente, o Pará é um dos estados líderes no combate à degradação dos recursos naturais e, também, demonstra nova força em termos de políticas socioambientais. Por isso, Belém, considerada a porta de entrada para a Amazônia, foi escolhida para sediar o evento. Cerca de 28 expositores estão confirmados para o marketplace físico, montado no espaço do evento, de segmentos como gêneros alimentícios, artesanatos, extratos naturais, cosméticos, agroindústria, entre outros, com destaque para os responsáveis pela movimentação da bioeconomia local.

Alguns prédios públicos da capital paraense vão ganhar uma nova decoração durante a Semana Púrpura que inicia nesta segunda-feira, 18, junto com o evento. Os monumentos serão “tingidos” de roxo para sinalizar a realização do Fórum Mundial de Bioeconomia. Esta nova proposta, que estreia em Belém, vai ser levada para as próximas cidades sede do Fórum, em uma estratégia global de reconhecimento da Semana de Bioeconomia.

O Fórum, também, criou uma programação virtual intitulada “o que é?”, um espaço para discussão entre jovens para uma espécie de brainstorm sobre a bioeconomia. A iniciativa terá a ajuda de professores para popularizar o termo “bioeconomia” e educar a população sobre o conceito e importância. A ferramenta “o que é?” tem o apoio da plataforma virtual Zoom, com distribuição de acessos para professores e diretores da rede estadual de ensino.

O lançamento será com um evento ao vivo e participação do titular da Semas, Mauro O’ de Almeida, com dois painéis: um sobre “Conhecimento de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais e a Bioeconomia”, e o outro com o tema “Bioeconomia e Negócios Sustentáveis”. Além disso, no mesmo dia, será lançado um concurso de redação para os alunos da rede estadual do 7°, 8° e 9° ano.  

Para saber mais sobre todos os elementos desenvolvidos pela marca para a edição de Belém, o FMB disponibilizou no hotsite https://www.forumbioeconomia.com.br/#home cinco minidocs, de até 3 minutos, contando as histórias de alguns personagens e seus papéis nas cadeias produtivas da bioeconomia da Amazônia.

O Fórum Mundial de Bioeconomia é um think tank que fornece uma plataforma às principais partes interessadas da Bioeconomia Circular, seja no compartilhamento de ideias ou na promoção de inovações responsáveis, de base biológica, para substituir indústrias, produtos e serviços de base não renovável. Dessa forma, há uma contribuição direta para alcançar uma economia mais sustentável, mitigando os efeitos das alterações climáticas.

Veja Também